segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Para terminar a atividade "O Natal de antigamente" ,  antes do Natal ...

(Na 1ª quinzena de janeiro , continuamos a receber avós para nos contarem como passaram o Natal, 2015).





(Todas as fotos desta atividade foram autorizadas pelos avós) 
Obrigada por nos ajudarem a divulgar o trabalho que se faz, habitualmente, na Biblioteca. 


O Duarte (com os dois avós presentes) e o Miguel, com a avô ao lado, estavam radiantes. Isto de ter a presença de quem se gosta é sempre muito bom . 

Vivendo em  Campo de Ourique Lisboa (apesar de terem nascido os dois nos Açores) os avós do Duarte , falaram das suas recordações natalícias; o pinheiro enfeitado com chocolates , o presépio com o musgo natural  e as poucas prendas que à meia noite o Menino Jesus deixava no sapatinho da lareira . 
A comida não era  diferente da de agora: bacalhau , batatas e couves e frango assado no forno. Claro que as filhós também não podiam faltar. 
A ida à missa do galo era para os adultos . Não faltavam os cantares típicos do Natal que um "coro" cantava dignamente. Aliás , recordam os avós que foi lá que se conheceram , gostaram e casaram! 

Depois, bem...para alegria dos alunos a oferta do Bom Pai Natal de chocolate com a promessa de ser colocado na árvore de Natal e comido só no dia de Natal ! Acreditam que sim?! 


A D. Augusta , avó do Miguel juntou-se a seguir . Boa comunicadora e da  zona da Guarda recordou: 

- Os carros com rodas de madeira puxados por burros e vacas que iam buscar lenha à mata ...
- A neve e o frio que existia  nessa época e que fazia com que houvesse  uma grande fogueira no adro da igreja . Servia , também, para aquecer os pobres que viviam em casas muito húmidas e sem condições. 
- O bacalhau cozido e o polvo frito , este último seco durante semanas antes do Natal .
- E, os cantares de porta a porta que acompanhados com martelos de madeira pediam alguma coisas (chouriços, bolos, ...) e que quando nada davam ainda se habilitavam a ouvir umas quadras nada amigas e umas pedradas nas portas ... 
 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Uma bisavó linda e nova de 82 anos de idade



Não acreditam?! 



Adorámos conhecê-la ; saber a receita do arroz doce, como se passava o Natal no seu tempo  com POUCA COISA ou COISA NENHUMA! 



Esperamos recebê-la lá para o Carnaval ...certo? ! 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Continuamos a receber avós na biblioteca dos Apréstimos .

Desta vez recebemos com muito prazer uma avó alentejana . Com os seus 75 anos continua a a encantar os mais pequenos com a sua  simplicidade e simpatia.

Com três momentos diferentes encheu a biblioteca de alegria ; contou uma história de partilha e união intitulada " Perfeito para dois" ; ofereceu um Pai Natal de chocolate a cada aluno  e falou sobre o Natal do seu tempo de criança . 
Atentos , os alunos ouviram explicar que não havia electricidade mas sim candeias de azeite, que a lareira estava sempre acesa por causa do frio e para a família se reunir , que o pão era cozido e comido passado uma semana , já duro, para durar mais tempo , e tantas outras coisas mais ! 

Convidada para ficar com os avós que também estavam a chegar , aceitou . 

Para concluir , ainda cantou com os alunos , a canção de Natal " Naquela Linda Manhã" .








E os outros avós chegaram ...

A avó D. Maria Helena e o avô Carlos Alberto . 

Quem ficou muito contente foi a neta Mariana . 
Falaram do Natal onde viviam em crianças: a avó numa aldeia ribatejana e o avô no Minho, norte de Portugal muito perto de Espanha.
Lembranças das poucas prendas que recebiam não são muitas , mas o sapatinho na lareira à espera que o Menino Jesus chegasse, nunca vão esquecer !

E juntamente com a avó da Maria relembraram as filhoses que comiam, as brincadeiras que tinham, a alegria e liberdade de pé descalço que tinham.


Uma hora de boas recordações .






sábado, 5 de dezembro de 2015

Avós que nos visitam ...

Continuamos a receber avós na Biblioteca ,...e você porque espera? 


O nosso primeiro avô é de perto ; Lisboa! 

É um jovem de 57 anos e foi com muita alegria que o recebemos e falámos sobre o Natal do seu tempo. A árvore de natal e o presépio, as prendas (roupas, botas , canetas...) , as filhoses amassadas à mão, e naturalmente a família à volta da mesa na noite do nascimento do menino Jesus que ainda não tinha a ajuda do Pai Natal na distribuição das prendas. 

Ouvir contar as memórias de um passado quase distante é sempre um prazer para o neto e os restantes alunos da sala. 

Para si o nosso obrigada. 

PB Gracinda e Educadora Sofia




BOM NATAL !

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

São Martinho 2015
Atividades na Escola Básica João Villaret ;


Ver lado direito do blog ; clicar em João Villaret. Não se vai arrepender! 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Dia de S.Martinho na BE/Escola do Casal dos Apréstimos.

Festejámos com muita  alegria e animação o Dia de S. Martinho .

Os alunos gostam de actividades na BE e ao ar livre. Gostam de ver a escola enfeitada . Nas salas fizeram trabalhos lindos que colocaram nas paredes . ( É sempre bom ter um assistente para subir no escadote!- NUNO).




Hoje festejámos o Dia de São Martinho assim: 

  • Teatro na Biblioteca ;
  • Canções de castanhas;
  • Castanhas e castanheiro ;
  • Vendedor de castanhas
  • Momentos musicais.


Na biblioteca pelas 10:30m, as educadoras teatralizaram a peça "A Maria Castanha" com a narração da professora Manuela.
Assistiram os alunos das  3 turmas de 1º ano , que nesta atividade de articulação, cantaram canções de uma maneira muito alegre , mostrando assim, a boa disposição de todos.
Estiveram presentes educadoras, professoras , assistentes e 72 alunos de EB1 e 75 do Pré-escolar.


Também na biblioteca, mas de tarde, os alunos da turma de 2º ano B, docente Elisabete, escreveram frases alusivas à época festiva . Pintaram um castanheiro e colaram as suas castanhas. As frases foram lidas e as castanhas coloridas. 


Não podia faltar um Vendedor de Castanhas que durante 2 horas estalaram (foram assadas) no pátio da nossa escola. Quase todos os alunos gostam de as comer e, fazem a fila para a compra ordenadamente.


Este ano a nossa Associação de Pais presenteou-nos com castanhas. O gesto sensibilizou-nos bastante . OBRIGADA

UM BRINDE (com café) à ASSOCIAÇÃO de PAIS.



Enquanto se comiam as castanhas, os professores de música da escola, cantaram e tocaram . As canções foram cantadas pelos alunos das turmas que têm as AEC de música, este ano . 


Ora vamos lá ver ...(Precisamos de um curso de fotografia e uma boa máquina. Vamos pedir ao Pai Natal!)




Teatro "A Maria Castanha" 


  Professores de Música (AEC)




A e O vendedor de castanhas 




O castanheiro e as castanhas - 2º ano B 


11-11-2015

terça-feira, 3 de novembro de 2015


A BIBLIOTECA é uma casa onde cabe toda a gente. Na nossa não é bem assim ...mas cabe lá dentro  muita gente . Não acredita? Veja lá quem por lá passa ...


Menu , lado direito do seu PC , Vídeos e filmes. 


Se gostar  deixe uma palavrinha amiga  (miminho).


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

sábado, 24 de outubro de 2015

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 

Na próxima 2ª feira, dia 26 ,  vamos festejar o Dia das Bibliotecas Escolares (BE) com atividades para os alunos das 3 turmas  de 4º ano e alunos da  Unidade de Ensino Estruturado (UEE).


As restantes turmas não foram esquecidas; durante toda a  semana no intervalo do almoço os alunos  podem dar "asas à imaginação" e   na biblioteca, desenvolverem atividades à escolha, relacionadas com a frase  ...




A atividade proposta para os 4º anos , pintar uma imagem e uma frase relacionadas com a BE num saco de pano, iniciou-se em casa dos alunos com a ajuda dos pais. Imaginaram um desenho próprio do tema dado , passaram-no para um esboço. Na sala de aula pintaram a imagem (desenho) e pensaram na frase a escrever . Alguns gostaram tanto da tarefa que já escreveram a frase , e tudo .

Na  BE vamos terminar a escrita das frases, ler e comentar o porquê da escolha de cada uma delas. Para finalizar a atividade  os alunos fazem a requisição domiciliária , colocando o livro  dentro do lindo saquinho, que os acompanhará sempre que requisitarem livros ( de 15 em 15 dias).


Turma de 4º ano B

Docente Carmo China 


Os alunos aceitam bem a opinião da professora e ouvem-na com atenção.


Uma parte importante desta atividade é o trabalho a pares e o gosto pela ajuda  .


(Coitada da PB Gracinda tão carregada de livros !)

domingo, 11 de outubro de 2015



Requisições Domiciliárias


Sabemos que os pais da nossa escola prezam "O Livro" e acompanham os filhos na leitura em casa. Acreditamos também, que apesar de os alunos gostarem de ler os livros que os pais compram  gostam de levar para casa os livros da biblioteca.Muitos desses livros são  ofertas de encarregados de educação e docentes de turmas que por aqui vão passando e terminado o 4º ano, os oferecem à  biblioteca .

Este ano, um novo professor aposta connosco nas requisições domiciliárias e, com os seus alunos, orienta e selecciona os livros a requisitar. 

Confesso que me ajuda bastante ; é uma hora de trabalho em parceria/articulação muito  proveitoso . 

Turma de 3º ano C - Docente Nuno . 


Quem assim se curva e baixa ao nível dos alunos ...merece estas palavras de agradecimento .


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Receção aos alunos de 3º e 4º anos na Biblioteca.



No dia 24 de Setembro recebemos na Biblioteca de Casal dos Apréstimos os alunos de 3º ano (3 turmas) e os de 4º ano (3 turmas). Uma casa cheia de gente alegre e bem disposta .
A atividade proposta - Ouvir a história tradicional portuguesa " O príncipe com orelhas de burro" e dramatizá-la .
Tudo corria muito bem , com os alunos a teatralizar, até que as docentes resolveram fazer o teatro improvisado para os alunos ...vamos lá com calma ;


Receção aos alunos de 3º e 4º anos na Biblioteca.

Os príncipes e princesas são, no imaginário das crianças, sempre belos e felizes.
Mas se um príncipe nasce com orelhas de burro?
Então muita coisa triste e inesperada pode acontecer…




Príncipe com orelhas de burro

      Era vez um rei que vivia muito triste por não ter filhos e mandou chamar três fadas para que fizessem com que a rainha lhe desse um filho. As fadas prometeram-lhe que os seus desejos seriam satisfeitos e que elas viriam assistir ao nascimento do príncipe. Ao fim de nove meses, deu a rainha à luz um filho e as três fadas fadaram o menino. A primeira fada disse:
      - Eu te fado para que sejas o príncipe mais formoso do mundo.
      A segunda fada disse:
      - Eu te fado para que sejas muito virtuoso e entendido.
      A terceira fada disse:
      - Eu te fado para que te nasçam umas orelhas de burro.
      Foram-se as três fadas e logo apareceram ao príncipe as orelhas de burro.       O rei mandou sem demora fazer um barrete que o príncipe devia sempre usar para lhe cobrir as orelhas. Crescia o príncipe em formosura e ninguém na corte sabia que ele tivesse as tais orelhas de burro. Chegou a idade em que ele tinha de fazer a barba, e então o rei mandou chamar o seu barbeiro e disse-lhe:
      - Farás a barba ao príncipe, mas se disseres que ele tem orelhas de burro morrerás.
      Andava o barbeiro com grandes desejos de contar o que vira, mas, com receio de que o rei o mandasse matar, calava consigo. Um dia foi-se confessar e disse ao padre:
      - Eu tenho um segredo que me mandaram guardar, mas se eu não o digo a alguém morro, e se o disser o rei manda-me matar; diga, padre, o que eu hei-de fazer.
      Responde-lhe o padre que fosse a um vale, que fizesse uma cova na terra e que dissesse o segredo tantas vezes até ficar aliviado desse peso, e que depois tapasse a cova com terra. O barbeiro assim fez; e, depois de ter tapado a cova, voltou para casa muito descansado.
     Passado algum tempo nasceu um canavial onde o barbeiro tinha feito a cova. Os pastores quando ali passavam com os seus rebanhos cortavam canas para fazer gaitas, mas quando tocavam nelas saíam umas vozes que diziam:
      - O Príncipe tem orelhas de burro.
      Começou a espalhar-se esta notícia por toda a cidade e o rei mandou vir à sua presença um dos pastores para que tocasse na gaita; e saíam sempre as mesmas vozes que diziam:
      - O Príncipe tem orelhas de burro.
      O próprio rei também tocou e sempre ouvia as mesmas vozes. Então o rei mandou chamar as fadas e pediu-lhes que tirassem as orelhas de burro ao príncipe. Então elas mandaram reunir a corte toda e ordenaram ao príncipe que tirasse o barrete; mas qual não foi o contentamento do rei, da rainha e do príncipe ao ver que já lá não estavam as tais orelhas de burro! Desde esse dia as gaitas que os pastores faziam das canas do tal canavial deixaram de dizer:
      - O Príncipe tem orelhas de burro.
      E pronto, acabou a famosa história do Príncipe com Orelhas de Burro.
    
  “Tesouros da Literatura Popular Portuguesa”



Dramatização da história 




Tudo muito bem , MAS ...aí vem o teatro dos professores ! (aguarde , se faz favor) .

PB Gracinda




Recepção a alunos de 2º ano

Dia 18 de Setembro

Biblioteca de Casal dos Apréstimos




Dois momentos da dramatização da peça "O Cuquedo" para alunos (3 turmas ) de 2º ano.

Profª Manuela (burra sem orelhas), PB Gracinda (burra com orelhas) e CUQUEDO , assistente operacional Sara .

E afinal, o que é o Cuquedo?
Nada mais que o teu medo!


Recepção a alunos 2015

No dia 18 de setembro recebemos na biblioteca da Escola básica de Casal dos Apréstimos os  alunos do pré-escolar e os do 1º ano . 

Adorámos ! 

História contada e dramatizada por alunos e professores da equipa da biblioteca "O Cuquedo".

domingo, 4 de outubro de 2015

Iniciámos mais um ano letivo com muita alegria e esperança.


Desejamos aos alunos , encarregados de educação e demais familiares, um excelente ano. 


BEM VINDOS!





terça-feira, 17 de março de 2015



Escola Básica de Casal dos Apréstimos




Inicia-se amanhã , dia 14-03-2015 e até 16-03-2015, a Feira do Livro na nossa escola.




segunda-feira, 16 de março de 2015

E PORQUE A PÁSCOA ESTÁ A CHEGAR...

...  as coelhinhas e os coelhinhos começam a sair da toca sob o olhar atento das mães coelhas .





(Escola Básica de João Villaret - Projeto da Biblioteca / 1º anos  , "Cortina das Histórias") 



Hoje, dia 16 de Março a PB Gracinda foi visitar, novamente, os alunos do 1º ano e contar a história "O Coelhinho Branco" do escritor António Torrado.



Para além de ouvirem contar a história , recontaram -a pela dramatização  e bem . 






Cantaram a canção , com os colegas da turma de 4º ano (1º/4º anos) do Coelhinho Branco com orelhas e tudo .

Até me ofereceram um coelhinho feito por eles!




É sempre um grande prazer colaborar nestas turmas com os docentes titulares de turma , pois, para além de os alunos demonstrarem grande interesse nas histórias e livros , são uns "docinhos" . Podem comprovar pelas imagens que se seguem .








Para os alunos e familiares , professores , educadoras e  assistentes , uma Páscoa Feliz -2015.

Obrigada .




E não é que os alunos se divertem comigo e eu com eles?! 



PB Gracinda 


segunda-feira, 2 de março de 2015

Boa noite

Já passou o Carnaval . Vamos deixar , no menu, algumas evidências de como nos divertimos .

O Teatro, Carnaval dos Animais , foi um momento de magia e cor.

Adorámos !